Assumindo a Responsabilidade




No último dia 03 de maio tive o desafio e o prazer de lecionar para a sala de jovens “Filadélfia”, nesta lição abordamos sobre a imoralidade em Corinto. Quando analisamos o contexto histórico desta cidade percebemos que a mesma era fortemente influenciada por práticas imorais no que correspondia ao sexo; os coríntios não tinham menor senso de pudor no que tangia suas satisfações sexuais, esse foi um dos maiores desafios do apóstolo Paulo.
Quando olhamos para esse mundo pós-moderno vemos que o desafio é o mesmo a única diferença é geográfica. Pode-se dizer que um dos maiores desafios para a igreja, pais e os lideres de departamentos principalmente jovens e adolescentes: são as pressões sofridas por eles no que diz respeito à assuntos direcionados ao sexo.
Hoje pais, pastores e lideres são confrontados por esse movimento de relacionamento sem compromisso chamado nessa época de “ficar”. O número de jovens e adolescentes cristãs que são mães solteiras já é notável nas estatísticas.
Essa onde de liberalismo cada vez maior é sem dúvida uma influência negativa para nossa juventude e um desafio para os lideres eclesiásticos. Pois não basta apenas dizer que é errado, pecado e contra os princípios bíblicos o sexo antes do casamento, falta ensinamento conciso esclarecedor e de forma atrativa para os nossos jovens, entretanto se as igrejas e os pais encontram-se calados a respeito dos ensinamentos sobre sexo, não podemos esquecer que a escola, mídia e a internet não estão; obviamente esses canais ensinam não com uma base bíblica e corretamente moral, mas sim com uma visão pós moderna na qual “tudo é possível aquele que é livre”.
Ao falar da mídia lembrei-me de um episodio de um programa totalmente voltado aos adolescentes, que de forma exacerbada incentivava o sexo antes do casamento, mostrando que a “primeira vez” acontecia de forma “mágica” superando todas as fantasias das adolescentes. Lembrei-me também de um professor de filosofia dos tempos de seminário no qual dizia que a TV " emburrece" as pessoas, e sem dúvida com todo o respeito é isso que esta acontecendo com algumas jovens e adolescentes cristãs, pois em quase todos os episódios de sexo antes do casamento resultam em: pecado, gravidez, abandono por parte do parceiro e tantos outros males que poderiam ser citados.
Este pequeno pensamento é para expressar minha revolta não com esse mundo pós-moderno, nem tão pouco com a mídia, mas sim com essas igrejas omissas que não desenvolvem um padrão de orientação sexual aos jovens e adolescentes, quero também expressar minha revolta com você pai que não investe tempo com seus filhos deixando tudo na responsabilidade da igreja e líderes de departamento.
Que possamos seguir o exemplo do apóstolo Paulo ainda que seja um grande desafio: ensinar e pregar contra essa onde de sexo livre e sensualidade que de forma destrutiva influência as igrejas, é nossa obrigação e um dia o Senhor vai requerer isso de nós.

Cláudio Rodrigo dos Santos
Bacharel em Teologia- IBAD.

0 comentários: